acupuntura



Os velhos sábios taoístas chineses colocaram à disposição várias técnicas de tratamento através dos pontos de acupuntura. Eles podem tratar o local, a região afetada e até mesmo realizar equilíbrios em regiões distantes de onde realizamos o tratamento. Aquela frase antiga: “Mexa no pé para parar a dor de cabeça” faz bastante sentido, uma vez que se pensarmos que os meridianos ao longo do nosso corpo são como rios e  para a formação desses rios, conforme dita a natureza, temos que ter a nascente dele por exemplo.
E se estimularmos a nascente desse rio representado por um ponto de acupuntura e geralmente localizado nas extremidades de nossos pés e mãos, será possível enviarmos mais energia ao longo de todo o meridiano e até equilibramos o órgão correspondente a esse meridiano. Incrível! Estamos falando de medicina chinesa, coisa de muitos milênios atrás.












O ensino da acupuntura
Imagine um grande quebra cabeças montado com todos os tons de cores, o branco e o vazio sendo percebidos mesmo com o exagero dos vermelhos e dourados. Dragões soltando fogo pelas ventas e tranças cobrindo as nucas dos chineses mais simplórios (eles dizem que a energia perversa que resulta numa gripe entra pela nuca e nada melhor do que proteger essa região), paisagens e lindas pinceladas com ideogramas que dizem tudo se os destrincharmos ao longo de nossa vida. Cenário perfeito.

Um detalhe: esse quebra cabeças vem desmontado e embaralhado sem numeração das peças e muito menos instruções de como começar a montar. Sem contar que os verdadeiros Mestres Taoístas não passam seu conhecimento. Afinal, toda a sabedoria vem de dentro, da alma. Cada qual tem o seu caminho. Tem que buscar. E aí se esgota nossa pouca energia nesse mundo corrido e não sobra nada para nos interiorizarmos. Dá uma preguiça danada. Quem sabe se tratarmos nosso baço e fígado podemos ainda ter uma esperança? E se a vesícula biliar melhorar? A decisão de mergulhar fundo fica mais próxima.

Enquanto isso tentamos desesperadamente formatar o ensino dessa prática milenar em escolas especializadas. Alguns chineses no Brasil tentam nos passar o que seus antepassados deixaram como legado. E assim a acupuntura se torna uma profissão e é declarada patrimônio da humanidade pela Unesco nesse ano de 2011. Todos tem direito à praticá-la sem direitos exclusivos de uma classe ou ordem qualquer.


Agora, o que poucas pessoas discutem e um ou outro professor corajoso se arrisca é comentar sobre o “conhecimento extra”. De tanto estudar, praticar e estar aberto à Medicina Chinesa, o terapeuta vislumbra o impalpável, consegue pelo seu próprio mérito aplicar a intenção em seus tratamentos. Intuição e a canalização com a pura essência faz dele um sábio.
Como é possível alguém tratar um paciente à distância. Só com o poder da mente imaginar estar fazendo um tratamento e conseguir bons resultados? Controle da energia Qi, eu diria.

Outro exemplo, é o modo de como você segura e insere uma agulha. Dependendo do modo como você a segura, cria-se um campo eletromagnético e cheio de boa intenção. Daí basta o terapeuta intuir o momento ideal de inserí-la O efeito do tratamento se torna mais eficaz.

Se você não gosta de agulhas e muito menos de sementes e cristais, o que lhe resta é muita leitura especializada no assunto.. Um mestre taoísta chamado Mantak Chia colocou em livros a riqueza das práticas de meditações e muito bem explicadas. Em resumo: você compreende que a energia Qi pode ser estimulada de diversas maneiras. Quem sabe você começa a respirar pelo períneo e não se sentir fraco nos momentos que te exigem firmeza?

Caso você não tenha também paciência para ficar folheando páginas e mais páginas comece a se enraizar e realizar práticas taoistas. Seus músculos e tendões e articulações agradecem. Pés na terra e cabeça no céu!!

Diante do que nos é ensinado, abre-se um portal de sabedoria e se formos merecedores, surge a prática da intenção ao próximo como forma de curar o Mundo. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.