os 5 espíritos chineses


No início do meu curso de Acupuntura, alunos e professores preferiam não comentar sobre o mundo das energias sutis. Talvez para não caracterizar a Medicina Chinesa como medicina mística.
O silêncio pairava no ar quando uma professora afirmava que em tal ponto de acupuntura não existia nenhum filamento nervoso. Era apenas um buraco e mesmo assim era um ponto energético. E assim fomos levando as aulas.
O silêncio mais aterrador foi quando um dos mestres dizia que a acupuntura poderia ter a sua origem na cultura de povos que vieram de outros lugares, além Terra. Extraterrenos - ele disse em alto e bom som. e assim fomos levando nosso curso nos alimentando de protocolos e mais protocolos, 2 tsun pra lá, 2 tsun pra cá....sem ter uma visão geral do que é realmente a MTC.
No final do curso, parecendo que nada de novo iria despontar no horizonte, os professores começaram a considerar o mundo das energias sutis.....talvez tarde demais pra nossas mentes focadas em sermos "picadores".
Mas graças ao Imperador Amarelo, considerado Divino, nos deixou um legado que ninguém pode refutar: a descrição da segunda linha do meridiado da Bexiga que abriga os 5 aspectos espirituais: Shen, Hun. Po, Yi e Zhi.
1- Localização dos 5 pontos espirituais




Tabela dos 5 aspectos espirituais na Medicina Chinesa



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.